Como criar e manter um networking?

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Você já deve ter ouvido essa expressão “tudo na vida é contato”. E de fato, ela se aplica muito bem quando falamos do mercado de trabalho, isso porque criar uma rede de contato ou networking é muito importante. De acordo com uma pesquisa feita pela Right Management, 70% das contratações são resultados de uma boa rede de contatos.

Talvez você tenha uma certa dificuldade de como começar essa relação, mas calma que estamos aqui para te dar algumas dicas que vão além de apenas começar. Vamos falar de como manter esses contatos que é a parte mais complicada.

Hoje com o mundo globalizado a informação está a menos de um clique e essa ideia vai de encontro com uma teoria de estudo de psicologia que surgiu em 1967 chamada de The small world problem, que em tradução livre significa “O problema do mundo pequeno”. Esse estudo diz respeito a ideia de que basta duas pessoas para você criar uma relação com outras seis e se conectar com o mundo.

Mas afinal o que é networking?
Network é um terno inglês (“net” é rede e “work” é trabalho) e significa rede de contatos onde as pessoas trocam informações e conhecimentos sobre determinados assuntos. Uma boa maneira de criar essas relações é participando de eventos e de redes específicas como, por exemplo, o LinkedIn que é usado por recrutadores de grandes empresas e é considerada uma rede profissional.

Como fazer o networking eficiente?
Como já comentado, um networking bem alimentado e rico pode aumentar as suas chances de sucesso profissional. Então procure conhecer pessoas do meio em que você trabalha ou gostaria de trabalhar e se aproxime delas. Mas lembre-se, quantidade não é sinônimo de qualidade. Então não adianta você ter cinco mil contatos se você não os aciona de maneira certa.

A primeira dica para manter o relacionamento é estar sempre em contato, – mas nada de exagerar – e se fazer presente virtualmente e pessoalmente. Chame para tomar um café e bater um papo sobre qualquer assunto. Além disso, manter as suas redes sociais atualizadas é sempre importante, pois é lá que os recrutadores vão olhar antes de lhe chamar para uma entrevista de emprego, por exemplo. E claro, crie conteúdos relacionados ao seu campo de trabalho atual.

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