Quais atitudes que afastam ou aproximam as pessoas no dia a dia?

Tempo de leitura: 3 minutos

Você já parou para pensar como era a sua relação com as pessoas há 20 anos? Provavelmente vocês se viam mais pessoalmente, talvez trocavam cartas e saia mais com os seus amigos, fazendo com que os laços de amizades fossem mais próximos, pois a internet estava começando a ficar popular no Brasil. Hoje com a facilidade de falar com as pessoas em qualquer lugar do mundo é comum ouvirmos frases como “faz tempo que não marcamos um café”, “quando vamos nos ver novamente?” ou “você anda sumida, hein?”. Mas você já parou para pensar, que talvez você possa estar afastando pessoas ao invés de aproximá-las?

Existem, de acordo com os especialistas em comportamento, algumas atitudes que fazem com que as pessoas se afastem ou se aproximem de você como, por exemplo, falar de mais de si mesmo em uma roda de amigos, não ter empatia com o próximo, falar de um único assunto e ser uma pessoa grudenta, são atitudes que fazem com que muitas vezes afastamos pessoas queridas.

Agora se quisermos aproximar elas, devemos ter em mente que as pessoas falam sobre diversos assuntos em uma roda de conversa, então leia um livro novo, assista um filme que está sendo muito comentado, leia sobre uma profissão que não é a sua, assim você terá sempre um novo assunto para conversar e não será aquela pessoa chata que só fala de trabalho – e isso ninguém gosta, não é mesmo? E quando for sair com os amigos, esqueça o celular e aproveita o momento para rir e se distrair.

Também é interessante que não fiquemos falando somente sobre nós, pois as pessoas não estão interessadas em saber o que você fez hoje, ontem, semana passada ou há um mês atrás. Comentar que aconteceu uma coisa extraordinária que você estava esperando uma vez, tranquilo, agora toda vez falar disso, tornará você mais uma vez o chato do grupo. Ao invés disso, pergunte a um colega se a viagem que ele estava planejando já tem um destino certo e se você já fez essa viagem, pode comentar que recomenda o lugar X por esses motivos, pergunte como vai a família, principalmente se tiver filhos, pois os pais gostam de falar das crianças – mas nada de exagerar.

Outra coisa que muita gente não gosta é de pessoas grudentas – tipo um(a) namorado(a) que fica no seu pé o tempo todo, sabe. Claro que você pode se preocupar com o seu amigo, mas não precisa ficar ligando de cinco em cinco minutos. Ao invés de fazer isso, mande uma mensagem, apenas uma, perguntando se está tudo bem, pois você está preocupado e se a pessoa não responder, não insista, pois às vezes ela está ocupada e não pode responder.

No trabalho, ao invés de bajular as pessoas – pois essa é uma atitude que, em geral, as pessoas também não gostam -, pergunte se você pode ajudar em algo (caso já tenha terminado o que tinha para fazer aquele dia) ou tome a iniciativa de começar algo novo.

Agora que você já sabe algumas das coisas que afasta e aproxima as pessoas, é hora de praticar as atitudes para aproximar e manter a amizade. Se você percebeu que afastou alguma pessoa querida, é hora de repensar as suas atitudes e se isso aconteceu com você, compartilhe conosco a sua experiência, quem sabe nós podemos te ajudar?!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *